CÁ DENTROLÁ FORANEWSLETTERS
Escapadinhas Centro - aldeias
Escapadinhas Centro - aldeias
Escapadinhas Centro - aldeias
Escapadinhas Centro - aldeias

Escapadinhas Centro

Aldeias


Aldeia de Água Formosa em Vila de Rei
Aldeia de Água Formosa em Vila de Rei
A aldeia de Água Formosa, situada na localidade de Vila de Rei, é considerada como uma das aldeias mais antigas e mais bonitas do Concelho.
Aldeia de Água Formosa em Vila de Rei

Escapadinhas, Escapadinhas Aldeias do Xisto, Escapadinhas Centro, Escapadinhas De sonho, Este região de Vila de Rei possui uma particularidade muito especial, ou seja, uma rede de percursos pedestres sinalizados, e com grande qualidade para serem utilizados.

Esta Aldeia esconde-se entre a Ribeira da Corga e a Ribeira da Galega, cada uma delas situada numa encosta soalheira.

Aldeia de Drave
Aldeia de Drave
A aldeia de Drave encontra-se ladeada de altos montes e é um lugar envolto em misticismo, seja talvez por isso, que a apelidam de “Aldeia Mágica”.
Aldeia de Drave

Escapadinhas, Escapadinhas Centro, Escapadinhas Arouca, Escapadinhas de Sonho, Este é uma lugar óptimo para descansar um pouco e apreciar toda a beleza que envolve esta zona, sendo o mais impressionante a imponência das serras.

Drave é uma aldeia quase desabitada inserida numa cova entre as Serra da Freita, Serra de São Macário e Serra da Arada, fazendo parte do Geoparque de Arouca, Distrito de Aveiro.

Apenas é possível visitar à aldeia a pé. O percurso tem o seu inicio junto à capela da aldeia de Regoufe, seguindo caminho pelo meio da povoação. Vira-se à esquerda no primeiro desvio, seguindo entre muros por um caminho que leva até uma ponte sobre a ribeira de Regoufe.

A vista que se pode apreciar do alto do estradão é deveras surpreendente. O Solar dos Martins e a pequena capela dedicada à Nossa Senhora da Saúde tem um especial destaque, os montes, esses, uns atrás dos outros, quase que escondem o sol poente, que é sublime.

Dornes
Dornes
A histórica Vila de Dornes, em Ferreira do Zêzere, foi considerada entre as cinco vilas mais bonitas de Portugal.
Dornes

Escapadinhas, Escapadinhas Centro, Escapadinhas Vilas de Sonho, Para quem gosta de passear pelo nosso país, e conhecer as maravilhas de Portugal, esta é uma vila que vale bem a pena conhecer e apreciar o que nela há para visitar, pela sua simplicidade, calmaria e pessoas simpáticas.

Localizada a apenas 10 km a nordeste de Ferreira do Zêzere, numa agradável enseada da albufeira do Castelo do Bode, a pequena vila de Dornes é uma das mais pitorescas do centro de Portugal. Com paisagens fabulosas, tendo o Rio Zêzere como pano de fundo, o silêncio e a calmaria reinam por aqui.

Aldeia da Paradinha em Arouca
Aldeia da Paradinha em Arouca
O xisto e a ardósia dominam nesta pequena aldeia em Arouca, abraçada pelo rio Paiva. É de facto um local de rara beleza.
Aldeia da Paradinha em Arouca

Escapadinhas, Escapadinhas Centro, Escapadinhas de Sonho, Gosta de caminhar? Então não perca esta oportunidade de caminhar pelos trilhos e apreciar a natureza na sua total plenitude...

No decorrer desta visita, não pode deixar de subir ao miradouro “Mira Paiva”, um ponto verdadeiramente panorâmico sobre toda encosta até ao rio Paiva. A partir deste local, a vista vale bem a pena... Daqui pode observar-se aldeia da Paradinha, com o seu casario de xisto e ardósia, os imensos socalcos e claro... a praia fluvial.

Fonte e Crédito das Imagens: www.aldeiasportugal.pt

Aldeia Tipica da Pena
Aldeia Tipica da Pena
Com uma localização perdida no fundo das encostas, a Aldeia Tipica da Pena situa-se em Covas do Rio, em São Pedro do Sul.
Aldeia Tipica da Pena

Escapadinhas, Escapadinhas Aldeias, Escapadinhas Aldeias Centro, Escapadinhas de Sonho, Não se deixe intimidar com a primeira impressão causada pelas profundezas... pois está garantido: a visita vale bem a pena!

Situada a 325 km de Lisboa, a Aldeia da Pena é uma pequena aldeia situada na Freguesia de Covas do Rio, Concelho de São Pedro do Sul.
Apesar de bastante deserta é um ponto de passagem quase que obrigatório para quem gosta de apreciar a Natureza, uma vez que se encontra no centro de um encantador vale e junto à Ribeira da Pena.

Crédito das imagens: vortexmag.net
Fonte: pt.wikipedia.org

Aldeias do Xisto
Aldeias do Xisto
Verdadeiros tesouros de paisagem rural, perdidos ao longo da encosta da Serra do Açor, constituem algumas das mais belas aldeias Portuguesas com as suas casinhas construídas em xisto.
Aldeias do Xisto

Escapadinhas, Escapadinhas Centro, Escapadinhas Aldeias, Escapadinhas Aldeias Centro, Se pretende um íntimo contacto com a natureza e aprofundar a história, se pretende conhecer paisagens deslumbrantes, se pretende caminhar e obter os benefícios do bem-estar físico e emocional, então renda-se aos encantos das Aldeias do Xisto.
Fica ainda o convite para conhecer a soberba gastronomia e unidades de alojamento desta localidade que farão tudo para o relaxar e mimar após o esforço físico de uma caminhada.

Aldeia da Gramaça
Aldeia da Gramaça
Esta bonita aldeia encontra-se acomodada entre granitos e xistos, onde a terra deixa completamente de ser chão para subir-se em montes.
Aldeia da Gramaça

Escapadinhas, Escapadinhas Centro, Escapadinhas de Sonho, Situada na Serra do Açor, mesmo no limite geográfico entre estes dois grandes Concelhos: Oliveira do Hospital e Arganil. Gramaça pertence à bonita Freguesia de Aldeia das Dez e ao Concelho vizinho de Oliveira do Hospital, mas curiosamente encontra-se na encosta da Freguesia de Pomares e a pouquíssima distância da aldeia de Porto Silvado, ambas sob o olhar da Senhora do Colcorinho.
Monsanto
Monsanto
Sabe qual a aldeia mais portuguesa de Portugal? A encantadora aldeia de Monsanto pertencente ao concelho de Idanha-a-Nova, é vulgarmente conhecida pela aldeia mais Portuguesa de Portugal.
Monsanto

Escapadinhas, Escapadinhas Centro, Escapadinhas de Sonho, É uma Aldeia maioritariamente construída em pedra granítica, detentora de uma magia verdadeiramente contagiante.

Monsanto possui um encanto invulgar, sendo-lhe atribuído o título de Aldeia Mais Portuguesa de Portugal. Esta aldeia é sem dúvida um Ícone turístico desta região, proporcionando uma experiência peculiar para quem a visita.
Para além de tudo isto, possui um visual arrebatador, com casas bem apertadas entre enormes rochedos.

Créditos das imagens : www.vortexmag.net

Sortelha
Sortelha
Pois é... Fica situada no alto de um monte, a 760 metros de altitude, numa região muito acidentada, com casas de granito. Povoação construída com penedos, onde as casas encostam e assentam.
Sortelha

Escapadinhas, Escapadinhas Centro, Escapadinhas de Sonho, Com as suas ruas e vielas tipicamente medievais, esta aldeia fica completamente fechadas por um círculo de muralhas. Sortelha é sem dúvida uma das mais bonitas e antigas povoações do nosso Portugal, cujo traçado pouco ou nada se alterou nos últimos 500 anos.

Sortelha é uma freguesia do concelho do Sabugal, distrito da Guarda.