CÁ DENTROLÁ FORANEWSLETTERS
Escapadinhas Serra da Estrela - à descoberta
Escapadinhas Serra da Estrela - à descoberta
Escapadinhas Serra da Estrela - à descoberta
Escapadinhas Serra da Estrela - à descoberta

Escapadinhas Serra da Estrela

À Descoberta


Praia Fluvial de Loriga
Praia Fluvial de Loriga
Situada num excelente contexto ambiental, concedido pelo Parque Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga é um verdadeiro retiro para quem gosta da natureza, de calma e tranquilidade.
Praia Fluvial de Loriga

Escapadinhas, Escapadinhas Serra da Estrela, Escapadinhas Praias Fluviais, Com nascente num planalto superior da serra da Estrela, a praia fluvial de Loriga é sem dúvida a única praia fluvial portuguesa que se situa num vale glaciário.

É muito procurada pelas suas águas puras brancas e cristalinas, merecendo até um galardão de ouro, atribuído pela Quercus. Esta praia foi ainda umas das finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de Praias Fluviais.


Crédito das imagens: www.cm-seia.pt

Cascata do Poço da Broca
Cascata do Poço da Broca
Possuindo uma queda de água de pequenas dimensões, a Cascata do Poço da Broca destaca-se por uma beleza e tranquilidade raras, possuindo também uma agradável praia fluvial.
Cascata do Poço da Broca

Escapadinhas, Escapadinhas Cascatas Serra da Estrela, Escapadinhas Românticas, Esta queda de água encontra-se localizada na Ribeira de Alvôco, na pequena Aldeia de Barriosa, em Vide, Serra da Estrela.

Nas margens desta Cascata pode-se encontrar melros peixeiros, garças, lontras e ainda alguns guarda-rios, nome que tem o restaurante localizado junto ao Poço da Broca. Este é um local de extrema beleza, como pode ver pelas fotos que anexamos. Situa-se no extremo sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela, e é banhada pelo Rio (ou Ribeira) de Alvôco. É precisamente este rio de pequena dimensão que dá a beleza à Barriosa.

Crédito das imagens : inxisto.wixsite.com/turismo

Vale Glaciar do Zêzere
Vale Glaciar do Zêzere
Crédito das imagens: www.rcosta.pt

Um dos Vales maiores da Europa, atingindo os 13 Km de extensão.
Vale Glaciar do Zêzere

Escapadinhas, Escapadinhas Serra da Estrela, Escapadinhas Românticas, Crédito das imagens: pt.wikiloc.com

Ao longo dos seus 13 quilómetros de extensão, são vários os momentos em que nos detemos, como por exemplo o Covão d’Ametade, as rochas graníticas dos Cântaros, ou até mesmo o rio que por ali nasce.

Maravilhosa dádiva da Natureza, o Vale Glaciar do Zêzere, encontra-se integrado no Parque Natural da Serra da Estrela que vale bem a pena proteger e apreciar.

Lagoa dos Conchos
Lagoa dos Conchos
Crédito da imagem: www.rcosta.pt

Hoje a proposta é tentadora...
Lagoa dos Conchos

Escapadinhas, Escapadinhas Serra da Estrela, Escapadinhas Centro, Escapadinhas Românticas, Porque não optar por pequenas caminhadas pela Serra da Estrela para descobrir as águas límpidas das praias fluviais de montanha, lagoas de origem glaciar e açudes em rios e ribeiras que nascem no coração da Serra a mais de 1400m de altitude?

A Lagoa dos Conchos é uma pequena barragem que desvia as águas da ribeira das Naves para a albufeira da Lagoa Comprida através de um túnel com 1519 m.

As paisagens são simplesmente... de cortar a respiração!
O percurso não é muito duro, apenas o trilho em pedras complica um pouco, mas no final verá que é compensador!


Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros
Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros
Situada na ribeira da Caniça, um afluente da margem direita do rio Alva, esta bonita Praia Fluvial está inserida numa paisagem completamente natural.
Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros

Escapadinhas, Escapadinhas Praias Fluviais Serra da Estrela, Escapadinhas Seia, Com um espelho de água imensamente límpida torna-a muito apetecível a banhos, sendo uma praia bastante acessível e com vigilância.

Chegado a Seia, seguir a EN231 até S. Romão. A partir desta pequena vila, subir esta região cerca de 5 kms, indo na direcção Loriga/Lapa, onde irá encontrar a placa identificativa de Lapa dos Dinheiros, do seu lado esquerdo. Chegado à localidade, basta seguir a sinalização da praia.

Coordenadas: 40º 23' 07.0" N / 7º 41' 50.1" W

FONTE: www.cm-seia.pt