Óbidos



Muitos locais de interesse existem nesta maravilhosa vila, com características muito próprias. As suas ruas estreitas, calcetadas, de casario branco com faixas coloridas e flores espalhadas por toda a terra, nomeadamente na fachada das casas, muros e portões, faz de Óbidos uma das mais alegres vilas do País.



Principais pontos de Interesse em Óbidos



Óbidos - Igreja de Santiago do Castelo
 

Igreja de Santiago do Castelo


Mandada construir por D. Sancho I em 1186, a Igreja de Santiago era para uso da Família Real aquando das suas estadas em Óbidos, sendo enriquecida ao longo dos séculos com numerosas obras de arte, de que se destacava a Galeria da Rainha, obra de talha gótica. Foi Auditório durante cerca de vinte anos e atualmente alberga uma livraria generalista, integrada no Projeto Óbidos Vila Literária.


Recomendar
207
 
Óbidos - Castelo de Óbidos
 

Castelo de Óbidos


Erguido sobre um pequeno monte, outrora à beira mar, domina a planície envolvente e o rio Arnóia. Fruto de diversas intervenções arquitectónicas, integra o conjunto da vila, que preserva as suas características medievais. Classificado como Monumento Nacional, em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das Sete maravilhas de Portugal.


Recomendar
190
 
Óbidos - Praia d´El Rei
 

Praia d´El Rei


Num extenso areal com os limites definidos por dunas, encontramos a Praia d´El Rei, outra pérola nacional. Envolvida pela serra que lhe dá o nome, esta é uma extensão de areia de beleza ímpar. A natureza, a serra e o mar, tornam a sua paisagem uma das mais bonitas que podemos encontrar.


Recomendar
187
 
Óbidos - Rede de Museus e Galerias
 

Rede de Museus e Galerias


A RMG é uma unidade de serviço municipal que articula vários polos cuja ação se reflete em diversos domínios ligados à prática museológica do Município, bem como às atividades, programas e calendarização de ações a ela associada. Contempla os seguintes polos: Museu Municipal de Óbidos, Museu Paroquial, Museu e Casa de Abílio de Mattos e Silva, Galeria NovaOgiva e Galeria da Casa do Pelourinho.


Recomendar
185
 
Óbidos - Lagoa de Óbidos
 

Lagoa de Óbidos


Até ao final da Idade Média a Lagoa e Óbidos estendia-se até ao sopé da Vila de Óbidos, mas a evolução da linha da costa, numa constante mutação, limitou substancialmente o seu perímetro. Ainda assim, a lagoa tem uma extensão apreciável sendo local excepcional para a prática de diversos desportos náuticos como o remo, a vela e o windsurf.


Recomendar
182
 
Óbidos - Porta da Vila
 

Porta da Vila


Entrada principal da Vila, onde se encontra a capela-oratório de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da Vila, com varandim barroco e azulejos azuis e brancos, com motivos alegóricos à Paixão de Cristo, representando a Agonia de Jesus no Horto e a Prisão de Jesus.


Recomendar
179
 
Óbidos - Trilhos Turísticos
 

Trilhos Turísticos


Passeios Pedestres - O Percurso dos Patos Reais abrange uma das áreas de maior beleza, revelando-lhe aspectos mais resguardados e mais ricos da Lagoa de Óbidos no plano paisagístico. Nesta caminhada desfrute da deslumbrante paisagem natural, com fauna e flora características de uma lagoa costeira.


Recomendar
166
 
Óbidos - Rua Direita - Rua Principal
 

Rua Direita - Rua Principal


Conhecida com esta designação já no séc. XIV, liga a porta da Vila ao Paço dos Alcaides. Nos séculos XVI e XVII a rua Direita sofreu importantes transformações, ficando ocultados alguns dos antigos portais góticos das casas.


Recomendar
161
 

Voltar a: Escapadinhas ou a Visitantes Óbidos...





em Óbidos, recomendamos para si...