Montalegre



Região de forte cariz tradicional, conserva o seu artesanato típico de peças de madeira e bordados em linho e rendas, e uma gastronomia afamada, sobretudo no que toca à produção de enchidos e presunto, sendo a Feira do Fumeiro que se realiza anualmente em Janeiro, a oportunidade ideal para adquirir estas iguarias.



Principais pontos de Interesse em Montalegre



Montalegre - Parque Nacional Peneda-Gerês
 

Parque Nacional Peneda-Gerês


É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística, pelo valor ecológico e etnográfico e pela variedade de fauna e flora. Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até a fronteira espanhola.


Recomendar
336
 
Montalegre - Ponte Velha de Frades
 

Ponte Velha de Frades


A Ponte Velha de Frades fica situada próxima da localidade de Frades, no concelho de Montalegre, sendo a sua bucólica paisagem envolvente é de grande beleza, mostrando uma fresca e verdejante natureza plena de paz de espírito.


Recomendar
331
 
Montalegre - Cascata em Pitões das Júnias
 

Cascata em Pitões das Júnias


Situada quase no final da pitoresca aldeia de Pitões das Júnias, esta fabulosa cascata é uma das muitas que existem na região de Barroso, abastecida pelas cristalinas águas que passam pelo Mosteiro de Santa Maria das Júnias.


Recomendar
330
 
Montalegre - Pitões das Júnias
 

Pitões das Júnias


Pitões das Júnias é uma das mais pitorescas aldeias transmontanas, que tem conseguido manter ao longo dos séculos a sua pequena população e o aspecto medieval, de construções em pedra, sendo um dos principais atractivos turísticos desta região nos meses de Verão, contando já com algumas unidades de turismo ecológico.


Recomendar
307
 
Montalegre - Ponte da Misarela
 

Ponte da Misarela


A bonita Ponte da Misarela situa-se sobre o cristalino rio Rabagão, em pleno Gerês, perto da Barragem da Venda Nova, no concelho de Montalegre. A ponte está associada a uma já famosa lenda, onde o protagonista é o Diabo, daí que muitas vezes esta seja apelidada de “ponte do Diabo”.


Recomendar
296
 
Montalegre - Castelo de Montalegre
 

Castelo de Montalegre


No topo de um monte granítico, de onde se avistam as serras do Gerês (a Oeste) e do Larouco (a Leste) e o curso do rio Cávado (a Norte), o castelo domina a povoação, a poucos quilómetros da fronteira com a Galiza. Classificado como Monumento Nacional, recebeu já no século XX, obras restauro e nele foi instalado um núcleo museológico.


Recomendar
280
 

Voltar a: Escapadinhas





em Montalegre, recomendamos para si...